Fake news importada

Aviso eletrônico na Irlanda: ação negacionista da covid-19 gera fake de WhatsApp no Brasil

Fake news atribuída falsamente ao governo irlandês circula no WhatsApp, desaconselha uso de máscaras e diz que 95% dos testes dão falso positivo

Brasileiros estão compartilhando no WhatsApp uma fake news importada da Irlanda. A mensagem diz que o governo do país europeu teria colocado um outdoor digital em um posto de combustíveis negando a covid-19 e suas formas comprovadas de combate.

“Na Irlanda o Governo colocou este aviso eletrônico no pedágio, avisando a população: vacinas podem causar paralisia, tirem suas máscaras. Máscaras acumulam germes. Testes de covid são fraudulentos. 95% dos testes de covid são falso positivo. Vacina não é segura. Os maiores cientistas do mundo se recusam a vacinar crianças”.

Tradução: "Uma colega de trabalho a caminho de tomar a vacina esta manhã encontrou esta merda. Ela é enfermeira e trabalha duro para apoiar pessoas vulneráveis com necessidades complexas - algumas dessas têm Covid"

Embora o outdoor realmente tenha sido instalado, a iniciativa não foi do governo irlandês, mas de um grupo de radicais negacionistas. As autoridades da Irlanda recomendam o uso de máscara e consideram a vacina essencial para o controle da pandemia.

Após o post viralizar na Irlanda, o posto de combustíveis Maxol, onde o painel foi instalado, também se pronunciou dizendo que não tinha nenhuma relação com as mensagens e repudiou a ação dos militantes antivacina, a quem chama de covidiotas.

"O painel foi estacionado em nosso pátio sem permissão, mas virou rapidamente alvo de notificação para ser removido quando a gerência foi informada. Como uma empresa que presta um serviço essencial em nossa comunidade local, sempre respeitamos e seguimos as diretrizes do covid-19, e continuaremos a fazê-lo", comentou a empresa em sua página nas redes sociais.

A Irlanda registrou, até esta sexta-feira (5/2), 200.744 casos do novo coronavírus, com 3.586 mortes. A imunização na Irlanda contra a covid-19 começou no final de dezembro. A estimativa, até agora, é que 130 mil pessoas estejam totalmente vacinadas com as duas doses até o final de fevereiro. Até o momento, o governo do país já investiu cerca de 91 milhões de euros só na campanha de vacinação de idosos acima dos 70 anos.

Saiba Mais