O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, tornou-se, nesta segunda-feira (1), a primeira pessoa no mundo a receber uma injeção da vacina contra a covid-19 financiada pelo Covax, o dispositivo que visa garantir o imunizante aos países menos favorecidos.
O presidente, de 76 anos, cujo país recebeu a primeira entrega mundial de vacinas Covax na quarta-feira passada, recebeu uma primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão estatal.
"É importante dar o exemplo, mostrando que a vacina é segura, sendo a primeira pessoa a recebê-la, para que todos em Gana se sintam confortáveis ao serem vacinados", disse o chefe de Estado em um discurso.
O sistema Covax tem como objetivo fornecer vacinas contra a covid-19 para 20% da população de quase 200 países e territórios participantes e também inclui um mecanismo de financiamento que permite que 92 economias de baixa e média renda tenham acesso às doses.
O mecanismo foi criado na tentativa de evitar que os países ricos se apoderem de todas as doses - que ainda estão sendo produzidas em quantidades muito pequenas para atender à demanda global.
O Covax, fundado pela OMS, a GAVI Alliance e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), tem acordos com fabricantes para dois bilhões de doses até 2021 e tem potencial para comprar mais um bilhão.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.