Aplicativo

Uber concede a motoristas britânicos status inédito de funcionários

Os motoristas terão direito a um salário mínimo e férias remuneradas

Agência France-Presse
postado em 16/03/2021 18:45 / atualizado em 16/03/2021 22:36
 (crédito: Divulgação/Semtran RJ)
(crédito: Divulgação/Semtran RJ)

A Uber concederá aos seus motoristas no Reino Unido o status de trabalhadores, com salário mínimo e férias remuneradas, algo inédito no mundo para a empresa e uma guinada de 180º no modelo das plataformas digitais britânicas.

A gigante americana de reservas de carros com motoristas anunciou nesta terça-feira (16/3), em um comunicado que, devido a uma decisão judicial, a partir da quarta-feira, "mais de 70 mil motoristas no Reino Unido serão tratados como trabalhadores, recebendo ao menos o salário mínimo nacional quando dirigirem para a Uber".

A decisão encerra uma prolongada batalha legal entre motoristas no Reino Unido e a empresa do Vale do Silício.

Trata-se de uma mudança profunda de postura da Uber, cujos motoristas eram até então autônomos.

A plataforma agiu rapidamente após lançar uma ampla consulta com seus motoristas e apenas um mês após uma derrota retumbante perante a Suprema Corte britânica, que decidiu em 19 de fevereiro que os motoristas podem ser considerados "trabalhadores" e, portanto, receber os benefícios sociais correspondentes.

O tribunal decidiu a favor de um grupo de cerca de 20 motoristas que reivindicaram essa condição pelo tempo que passam conectados ao aplicativo e pelo controle que a empresa exerce sobre eles, por exemplo, por meio de avaliações.

A lei britânica distingue o estatuto de "trabalhadores", que podem receber um salário mínimo e outros benefícios, do estatuto de "funcionários" em sentido estrito, que têm um contrato de trabalho adequado.

A partir de agora, os motoristas de Uber no Reino Unido receberão pelo menos o salário mínimo, terão direito a férias remuneradas e a um plano de pensões para o qual a empresa contribuirá.

O salário mínimo é de 8,72 libras (US$ 12,12) por hora no Reino Unido e deve subir para 8,91 libras em abril.

Um motorista de Uber ganha, em média, mais do que isso, 17 libras por hora em Londres e 14 libras por hora no resto do país.

No tribunal, a empresa se defendeu afirmando que todos os seus motoristas desejam usufruir dessas vantagens, mas também querem manter a flexibilidade das condições de trabalho.

Esses benefícios se somam aos já existentes, como acesso gratuito a seguro de saúde e indenização por licença parental.

"Este é um dia importante para os motoristas do Reino Unido", disse Jamie Heywood, chefe do Uber para o Norte e Leste da Europa.

“A Uber é apenas uma parte do setor de reserva de veículos e esperamos que outras empresas se juntem a nós na melhoria das condições de trabalho desses trabalhadores, que são essenciais para o nosso dia a dia”, acrescentou.

Aumento das tarifas

"Isso põe fim a quase uma década de táticas de intimidação de empresas de transporte compartilhado como a Uber e mostra claramente que a Uber pode escolher sempre cadastrar adequadamente seus motoristas e pagar a eles um salário decente com boas vantagens", afirmou Mary Kay Henry, presidente do Sindicato Internacional dos Trabalhadores em Serviços, questionada pela AFP.

A Uber não especificou o custo da implementação dessas medidas, mas estes valores, que devem ser consideráveis, pesarão um pouco mais nas frágeis finanças de uma empresa que ainda não é lucrativa e atravessa um momento ruim devido às restrições contra a pandemia.

A empresa terá que absorver parte dos custos, pois dificilmente poderá se permitir um aumento gritante de suas tarifas, principalmente em Londres, onde a concorrência é acirrada.

Mas, ao conceder status de trabalhador aos motoristas, a empresa evita longos processos nos tribunais britânicos, pois a decisão da Suprema Corte permitiria que os motoristas acionassem a justiça para obter os direitos que a Uber acaba de conceder-lhes.

Por enquanto, a Uber está dando esse passo somente no Reino Unido e vai estudar mercado a mercado como pode fazer evoluir seu modelo.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, apresentou em fevereiro uma série de propostas a governos e sindicatos na Europa com o objetivo de garantir uma remuneração transparente e justa para os motoristas.

A abordagem da Uber "evoluiu" com o tempo, observou Khosrowshahi no jornal Evening Standard nesta terça-feira. A empresa aceitou que a operação de suas plataformas pode "variar de um país para outro".

O ideal para a Uber seria poder replicar na Europa o que propõe na Califórnia, ou seja, motoristas autônomos, mas que recebem compensações.

Resta saber se o anúncio da Uber pode ter consequências para outras plataformas digitais no Reino Unido que são símbolos da economia "gig", ou seja, de empregos precários e mal pagos.

Os entregadores do Deliveroo aguardam a decisão do Tribunal de Apelação de Londres para saber se podem se beneficiar de um acordo coletivo para ter melhores condições de trabalho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação