Olimpíadas

Diretor artístico dos Jogos de Tóquio pede demissão após escândalo

Uma revista semanal do Japão revelou nesta quarta que o publicitário Hiroshi Sasaki sugeriu no ano passado vestir a popular atriz Naomi Watanabe como um porco na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos

Agência France-Presse
postado em 17/03/2021 23:48
 (crédito: Kazuhiro NOGI / AFP)
(crédito: Kazuhiro NOGI / AFP)

O diretor artístico das Olimpíadas de Tóquio, responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento do evento, disse nesta quinta-feira que está renunciando ao cargo devido à publicação na imprensa de comentários ofensivos sobre uma comediante japonesa.

Uma revista semanal do Japão revelou nesta quarta que o publicitário Hiroshi Sasaki sugeriu no ano passado vestir a popular atriz Naomi Watanabe como um porco na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

O segmento da cerimônia seria apelidado de "Olympig", informou a agência de notícias Kyodo, citando a revista.

Em um comunicado, Sasaki disse estar "profundamente arrependido" por ter proferido esse "grave insulto" à jovem obesa, de 33 anos.

"Houve uma expressão muito inadequada em minhas ideias e comentários", disse o publicitário de 66 anos, de acordo com a Kyodo.

"Peço desculpas sinceramente a ela e às pessoas que se sentiram incomodadas com tal conteúdo", acrescentou.

A organização de Tokyo-2020 anunciou uma coletiva de imprensa para esta quinta-feira sobre este assunto.

Sasaki, que ajudou a produzir a cerimônia de passagem de bastão dos Jogos do Rio para os de Tóquio - apresentando o então primeiro-ministro Shinzo Abe como personagem do videogame Super Mario - foi nomeado novo diretor criativo das cerimônias no fim de 2020.

Os organizadores disseram na ocasião que a decisão de substituir a equipe criativa anterior, de sete pessoas, melhoraria a eficiência e remodelaria as cerimônias tradicionalmente suntuosas e espetaculares para "estar em sintonia com a situação" difícil devido à pandemia de coronavírus.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser abertos no dia 23 de julho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação