Covid-19

OMS reitera pedido de continuidade do uso da vacina da AstraZeneca

A vacina foi suspensa por vários países da UE após o registro de casos de trombose ou coágulos sanguíneos

Correio Braziliense
postado em 18/03/2021 10:19
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou nesta quinta-feira o pedido pela continuidade do uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, poucas horas antes da divulgação de um aguardado relatório sobre o tema da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e na véspera da publicação de seu informe.

O Comitê Consultivo Mundial sobre Segurança das Vacinas (GACVS) da OMS publicará na sexta-feira as conclusões de sua avaliação sobre a segurança da AstraZeneca, informou a agência da ONU.

Atualmente, "os benefícios da vacina AstraZeneca superam de longe os riscos e seu uso deve prosseguir para salvar vidas", afirmou o diretor da unidade europeia da OMS, Hans Kluge.

A EMA divulgará nesta quinta-feira seu relatório sobre a vacina da AstraZeneca, suspensa por vários países da UE após o registro de casos de trombose ou coágulos sanguíneos.

"Nas campanhas de vacinação, apontar potenciais efeitos colaterais é algo rotineiro. Isto não quer dizer necessariamente que os efeitos estão vinculados com a vacinação", afirmou Kluge. A OMS pediu reiteradamente nos últimos dias a continuidade do uso da vacina AstraZeneca contra a covid-19.

"No momento, não sabemos se alguns ou todos os casos foram provocados pela vacina ou por outros fatores. A OMS avalia os últimos dados e, uma vez encerrada esta avaliação, os resultados serão publicados", completou Kluge.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação