Diplomacia

EUA aumentam pressão sobre Alemanha por gasoduto Nord Stream 2

Secretário americano alega que o projeto de Nord Stream 2 contradiz objetivos de segurança energética da União Europeia e dos EUA

Agência France-Presse
postado em 23/03/2021 08:01 / atualizado em 23/03/2021 08:01
 (crédito: AFP / POOL / YVES HERMAN)
(crédito: AFP / POOL / YVES HERMAN)

Bruxelas, Bélgica - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse nesta terça-feira (23/3) que advertirá o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, sobre eventuais sanções pelo gasoduto Nord Stream 2, que unirá Alemanha e Rússia.

"O presidente Joe Biden foi muito claro ao dizer que acredita que o gasoduto é uma má ideia. É ruim para a Europa e para os Estados Unidos", disse o secretário americano em entrevista coletiva na sede da Otan, em Bruxelas.

Blinken chegou a Bruxelas para uma reunião de dois dias dos chanceleres dos países-membros da OTAN, em sua primeira viagem oficial à Europa desde que assumiu o cargo. Em Bruxelas, deve conversar pessoalmente com Maas.

Blinken observou que o projeto Nord Stream 2 representa uma "contradição com os próprios objetivos" de segurança energética da União Europeia (UE) e pode minar os interesses de Ucrânia, Polônia e outros aliados do bloco.

"Estou convencido de que terei a oportunidade de reiterar isso, incluindo a lei dos Estados Unidos que nos obriga a aplicar sanções às empresas que participam" desse ambicioso projeto.

Antes desta viagem, Blinken pediu a "qualquer entidade envolvida" no projeto do gasoduto Nord Stream 2 que se desligue dele imediatamente. Segundo ele, o gasoduto é um "projeto geopolítico russo destinado a dividir a Europa" e a enfraquecer a segurança energética europeia.

O gasoduto Nord Stream 2 atravessa o Mar Báltico e é projetado para aumentar significativamente o potencial de fornecimento de gás russo para a Alemanha.

Este projeto também enfrenta forte resistência na própria UE, e o Parlamento Europeu pressiona para que sua construção seja interrompida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação