Gastronomia

A baguete é candidata da França ao patrimônio da Unesco

O consumo de baguete é uma prática alimentar que faz parte da vida do francês de todas as classes sociais

Agência France-Presse
postado em 26/03/2021 09:00
 (crédito: AFP / Fred TANNEAU)
(crédito: AFP / Fred TANNEAU)

Paris, França - A baguete, pão emblemático da gastronomia francesa, será candidata ao patrimônio cultural imaterial da Unesco, informou nesta sexta-feira (26/3) o Ministério da Cultura francês.

Se este reconhecimento for alcançado, a inscrição da baguete "permitiria sensibilizar uma prática alimentar que faz parte da vida cotidiana, partilhada por todos e tida como certa, constitui um patrimônio em si", afirma um comunicado. A Unesco anunciará sua decisão no final de 2022.

O ministério lembrou que o número de padarias na França "continua diminuindo, especialmente nas comunidades rurais".

"Em 1970, havia 55.000 padarias artesanais (uma para cada 790 habitantes) em comparação com 35.000 hoje (uma para cada 2.000), muitas vezes se beneficiando da venda de baguetes produzidas industrialmente".

O termo "baguete" para designar o pão longo e estreito, tão associado à cultura francesa, surgiu no início do século 20.

Todos os anos, a Unesco inscreve quase uma centena de bens no patrimônio imaterial mundial. Uma das condições de aceitação é que o objeto candidato diga respeito a toda uma comunidade, como é o caso dos padeiros para a baguete.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação