Igreja Católica francesa oferecerá indenização às vítimas de pedofilia

A Igreja quer assumir sua responsabilidade perante a sociedade, pedindo perdão por seus crimes e falhas

Correio Braziliense
postado em 26/03/2021 10:05 / atualizado em 26/03/2021 10:13
 (crédito: FOLHETO / VATICAN MEDIA / AFP)
(crédito: FOLHETO / VATICAN MEDIA / AFP)

A Igreja Católica francesa oferecerá uma compensação financeira aos milhares de menores que foram vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero desde os anos 1950, anunciou nesta sexta-feira (26) a Conferência Episcopal.

"A Igreja quer assumir sua responsabilidade perante a sociedade, pedindo perdão por seus crimes e falhas", anunciaram os bispos franceses em uma entrevista coletiva, explicando que essa "contribuição econômica" será financiada por um "fundo" especial determinado por um "organismo independente que se encarregará de examinar as solicitações".

Os 120 bispos da França, que se reuniram em uma assembleia plenária, votaram também onze resoluções, várias delas a favor do combate à pedofilia.

Eles decidiram, entre outras coisas, o princípio de um "dia de oração" todo ano em memória das vítimas de abusos sexuais, proposto pelo Vaticano. Além disso, "continuarão trabalhando" no projeto de criação de um memorial possivelmente na cidade de Lourdes (sudoeste da França).

Os bispos também decidiram formar uma "equipe nacional de ouvintes" e criar um "tribunal penal canônico nacional".

"Ao menos 10.000" menores foram vítimas de abusos sexuais cometidos dentro do clero na França nos últimos 70 anos, segundo informou no início do mês uma comissão independente encarregada de investigar esses acontecimentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação