Covid-19

OMS: Pessoal marítimo e da aviação devem ter prioridade na vacinação

O comunicado enfatiza que 80% do volume do comércio mundial transita por navio

Correio Braziliense
postado em 26/03/2021 12:17
 (crédito: Delta Tankers / Reprodução)
(crédito: Delta Tankers / Reprodução)

Profissionais dos setores marítimo e aéreo devem ter prioridade para a vacina contra a covid-19, já que o transporte é atividade essencial, segundo cinco organizações internacionais.

"Para que o transporte marítimo e aéreo continue com segurança, é necessário facilitar a travessia de fronteiras para marítimos e tripulações de aeronaves", de modo que os governos devem considerá-los "uma prioridade em seus planos de vacinação anticovid-19", afirmam em um comunicado.

O texto é assinado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Escritório de Migração Internacional e Organização Marítima Internacional (OMI).

Estas duas categorias de pessoal "devem ser protegidas o mais rapidamente possível", insistem as cinco organizações internacionais, que defendem um planejamento cuidadoso sobretudo do transporte marítimo, visto que as suas tripulações passam longos meses no mar.

O comunicado enfatiza que 80% do volume do comércio mundial transita por navio "e a economia mundial depende de dois milhões de marítimos que operam as frotas mundiais".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação