Diplomacia

Irã e China assinam pacto de cooperação estratégica de 25 anos

Termos do acordo não foram divulgados, mas áreas como transporte, energia e portos devem ter sido contempladas

Agência France-Presse
postado em 27/03/2021 08:53
 (crédito: AFP correspondent reported. / AFP )
(crédito: AFP correspondent reported. / AFP )

Teerã, Irã - Irã e China assinaram neste sábado (27/3), em Teerã, um acordo de cooperação de 25 anos, que começou a ser negociado em 2016.

O "pacto de cooperação estratégica de 25 anos", como chamou a televisão estatal iraniana e que não teve os detalhes publicados, foi assinado pelo ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, e seu colega chinês, Wang Yi, que visita Teerã.

De acordo com a agência oficial Irna, os últimos detalhes do acordo foram finalizados neste sábado, em um encontro entre "Wang, Ali Larijani, conselheiro do guia supremo (iraniano Ali Khamenei), e o representante especial da República Islâmica para as relações estratégicas com a China".

A gênese do projeto aconteceu durante a visita do presidente chinês Xi Jinping a Teerã em janeiro de 2016. Na ocasião, ele e seu colega iraniano Hassan Rohani decidiram fortalecer os laços entre os dois países. Teerã e Pequim se comprometeram na época a "estabelecer negociações para a assinatura de um acordo de cooperação ampliado de 25 anos" e a "cooperar e ter investimentos recíprocos em diversas áreas, como os transportes, os portos, a energia, a indústria e os serviços".

A China é a maior parceira comercial do Irã e era uma das principais compradoras de petróleo iraniano antes do retorno das sanções americanas contra o setor de energia de Teerã em 2018, o que provocou a queda das vendas do país no exterior.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação