A especialista francesa em direitos humanos Agnès Callamard foi nomeada secretária-geral da Anistia Internacional - anunciou nesta segunda-feira (29/3) a organização com sede em Londres e com escritórios em mais de 70 países.
"A combinação de sua destreza intelectual, sua ampla experiência internacional em matéria de direitos humanos e sua voz corajosa fazem dela uma pessoa altamente qualificada para defender nosso movimento", disse a presidente do órgão diretor, Sarah Beamish, em um comunicado.
A francesa foi nomeada por um período de quatro anos e sucede à secretária-geral interina, Julie Verhaar.
Callamard era até agora relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sumárias, ou arbitrárias, e liderou uma investigação sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
Na sexta-feira (26/3), ela relatou no Twitter ter recebido ameaças da Arábia Saudita, que o país negou.
"Ali onde governos e empresas tentam silenciar aqueles que denunciam seus abusos, escondem a verdade e minam, ou rejeitam, os padrões de direitos humanos, as rigorosas investigações e a inflexível campanha da Anistia Internacional são mais essenciais do que nunca", disse Callamard, no anúncio de sua nomeação.
Agnès Callamard já havia trabalhado para a Anistia Internacional de 1995 a 2001, como chefe de gabinete do então secretário-geral, Pierre Sané, entre outras posições.
Saiba Mais
- Cidades DF Famosos lamentam morte de radialista; Evelyne será velada nesta segunda-feira
- Mundo Canal de Suez: Equipes de resgate conseguem mover navio gigante após uma semana encalhado
- Blogs Redirect Concurso PF: corporação reabre inscrições para pessoas com deficiência
- Mundo Coreia do Norte acusa ONU de 'dois pesos e duas medidas' sobre mísseis
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.