Secretaria-geral da Anistia Internacional

Francesa Agnès Callamard é nomeada diretora da Anistia Internacional

A especialista em direito humanos era relatora especial da ONU e liderou a Investigação sobre o assassinato do Jornalista Jamal Khashoggi

Agência France-Presse
postado em 29/03/2021 09:00
 (crédito: FABRICE COFFRINI)
(crédito: FABRICE COFFRINI)

A especialista francesa em direitos humanos Agnès Callamard foi nomeada secretária-geral da Anistia Internacional - anunciou nesta segunda-feira (29/3) a organização com sede em Londres e com escritórios em mais de 70 países.

"A combinação de sua destreza intelectual, sua ampla experiência internacional em matéria de direitos humanos e sua voz corajosa fazem dela uma pessoa altamente qualificada para defender nosso movimento", disse a presidente do órgão diretor, Sarah Beamish, em um comunicado.

A francesa foi nomeada por um período de quatro anos e sucede à secretária-geral interina, Julie Verhaar.

Callamard era até agora relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sumárias, ou arbitrárias, e liderou uma investigação sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.

Na sexta-feira (26/3), ela relatou no Twitter ter recebido ameaças da Arábia Saudita, que o país negou.

"Ali onde governos e empresas tentam silenciar aqueles que denunciam seus abusos, escondem a verdade e minam, ou rejeitam, os padrões de direitos humanos, as rigorosas investigações e a inflexível campanha da Anistia Internacional são mais essenciais do que nunca", disse Callamard, no anúncio de sua nomeação.

Agnès Callamard já havia trabalhado para a Anistia Internacional de 1995 a 2001, como chefe de gabinete do então secretário-geral, Pierre Sané, entre outras posições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação