MEIO AMBIENTE

Poluição obriga Nepal a fechar escolas pela primeira vez

Governo pediu à população que fique em casa. Especialistas atribuem a poluição ao efeito combinado dos incêndios florestais em várias partes do país com as condições atmosféricas

Agência France-Presse
postado em 29/03/2021 20:10
 (crédito: Prakash Mathema/AFP)
(crédito: Prakash Mathema/AFP)

O Nepal ordenou o fechamento das escolas devido à poluição do ar pela primeira vez em sua história. A capital, Katmandu, envolta em uma nuvem densa de partículas, é uma das cidades mais poluídas do mundo.

No fim da semana passada, Katmandu alcançou valores de mais de 300 no índice de qualidade do ar, o nível mais alto de alerta. "Decidiu-se fechar as instituições de ensino até sexta-feira. Pelo que sabemos, é a primeira vez que as escolas estão fechadas devido à poluição", disse à AFP Deepak Sharma, porta-voz do Ministério da Educação.

O governo pediu à população que fique em casa. Especialistas atribuem a poluição ao efeito combinado dos incêndios florestais em várias partes do país com as condições atmosféricas.

A visibilidade reduzida devido à poluição afetou os voos no aeroporto de Katmandu, gerando atrasos de horas. O aeroporto chegou a fechar por algumas horas na última sexta-feira, informou um representante aeroportuário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação