ARTE

Encontrado na Itália quadro de Poussin roubado pelos nazistas

A tela "Loth avec ses deux filles lui servant à boire", um óleo de 120x150 cm, foi roubado durante a ocupação dos alemães em Poitiers (centro-oeste da França), segundo um comunicado divulgado pelos carabineiros italianos

Correio Braziliense
postado em 01/04/2021 12:33
 (crédito: HANDOUT / CARABINIERI PRESS OFFICE / AFP)
(crédito: HANDOUT / CARABINIERI PRESS OFFICE / AFP)

Uma pintura do célebre pintor francês do século XVII Nicolas Poussin, roubada na França em 1944 pelos nazistas, foi encontrada na Itália e devolvida aos seus donos - anunciou a polícia italiana nesta quinta-feira (1º).

A tela "Loth avec ses deux filles lui servant à boire", um óleo de 120x150 cm, foi roubado durante a ocupação dos alemães em Poitiers (centro-oeste da França), segundo um comunicado divulgado pelos carabineiros italianos.

Os proprietários iniciaram a busca ao final da guerra, em 1946, e, no ano seguinte, a pintura foi incluída na lista de propriedades espoliadas da França durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 2020, os herdeiros da obra, uma suíça de 98 anos e um americano de 65, apresentaram uma denúncia na Itália, por intermédio de um advogado local.

O órgão italiano especializado na proteção do patrimônio cultural conseguiu encontrar o quadro, cujo percurso pela Europa nas décadas que se seguiram ao seu roubo é difícil de estabelecer.

Em 2017, contudo, o quadro foi comprado na França por um antiquário italiano, que depois o revendeu para outro antiquário, também italiano.

Este último o exibiu em 2019 na Holanda, e foi durante essa exposição que um especialista de arte holandesa, residente na Itália, reconheceu a pintura como a roubada.

Os "carabinieri" seguiram o rastro da pintura e, finalmente, descobriram a obra na casa de um antiquário perto de Pádua, no nordeste da Itália.

A tela foi apreendida e devolvida aos seus legítimos proprietários, conclui o comunicado, sem especificar a data e o local da devolução.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação