Curtas

Correio Braziliense
postado em 01/04/2021 21:27
 (crédito: Andrew Medichini/AFP)
(crédito: Andrew Medichini/AFP)


 

VATICANO
Papa renuncia ao lava-pés
A pandemia da covid-19 e as dores ciáticas que fazem Francisco (foto) andar com dificuldade levaram o papa a cancelar a participação no rito do lava-pés, tradicionalmente celebrado na Quinta-feira Santa. No entanto, o pontífice iniciou os ritos da Semana Santa com uma missa matinal na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Pelo segundo ano consecutivo, todos os eventos que marcam a morte de Jesus na cruz serão celebrados dentro dos muros do Vaticano devido à pandemia e sem a presença de multidões de fiéis como no passado. Na tarde de ontem, Francisco, 84 anos, também não compareceu à cerimônia na basílica romana de São João que recorda a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos e que ficou a cargo do decano do Colégio de Cardeais, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.

f

CUBA
“Bandeira” ofusca embaixada dos eua
Uma bandeira gigante de concreto (foto) começa a erguer-se diante da Embaixada dos EUA, em Havana, à medida que se esvaem as esperanças de mudança na política de Washington sob o governo de Joe Biden. A nova obra é construída na Tribuna anti-imperialista, localizada em frente à embaixada dos Estados Unidos, na orla do Malecón, local de grande importância simbólica em Cuba. Nem o Granma, jornal do Partido Comunista no poder (PCC, único), nem o portal oficial Cubadebate, que costuma anunciar com grande alarde esse tipo de iniciativa, publicaram uma linha sobre a nova estrutura de 12 metros de altura. A bandeira é erguida no mesmo local da plataforma onde as autoridades cubanas ergueram 138 bandeiras cubanas em 2006 — um monumento contra o terrorismo que foi inaugurado pelo então presidente Fidel Castro em fevereiro de 2006.

 

MIANMAR
Suu Kyi enfrenta nova acusação
A líder birmanesa Aung San Suu Kyi, destituída pelo regime militar, foi acusada de ter violado uma lei sobre segredos de Estado que data da época colonial, informou seu advogado. As autoridades “abriram um novo processo judicial em 25 de março, acusando-a de ter violado a lei sobre segredos de Estado”, disse o advogado Khin Maung Zaw à agência France-Presse. Suu Kyi já havia sido acusada de corrupção e de “incitação à desordem pública”.Além disso, a junta militar ordenou aos provedores de internet que cortem todas as conexões wi-fi, a fim de limitar as comunicações. Na noite de ontem, o Conselho de Segurança da ONU condenou “energicamente” as mortes de civis em protestos.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação