PANDEMIA

Reino Unido vai testar sistema de passaporte sanitário

Teste ocorrerá inclusive na semifinal e na final da Copa da Inglaterra de futebol no estágio de Wembley

Agência France-Presse
postado em 04/04/2021 11:11
 (crédito: Tolga Akmen/AFP)
(crédito: Tolga Akmen/AFP)

O governo britânico informou neste domingo (4/4) que planeja testar um sistema de passaporte sanitário na Inglaterra a partir de meados de abril para permitir a retomada de atividades muito afetadas pela pandemia, como jogos de futebol e eventos em recintos fechados.

O plano será detalhado na segunda-feira (5/4) pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, que também vai anunciar novas normas para viagens de férias ao exterior, proibidas pelo menos até 17 de maio.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para permitir que nosso país (...) reabra da forma mais segura possível", disse o líder conservador em um comunicado.

Neste sentido, será desenvolvido "nos próximos meses" um "certificado de status covid-19", que indica se uma pessoa foi vacinada, é negativa ou tem anticorpos para permitir reuniões maciças. Não será exigido nos transportes públicos, nem em comércios essenciais, tampouco em bares, quando voltarem a abrir.

A partir de meados de abril será lançado em nove testes piloto, entre eles na semifinal e na final da Copa da Inglaterra de futebol no estádio de Wembley, uma noite em uma boate e uma conferência em Liverpool.

O serviço público sanitário está trabalhando em uma forma de demonstrar o estado de saúde em relação à covid-19 através de um aplicativo ou em papel, segundo o governo britânico.

O projeto do passaporte sanitário foi recebido com hostilidade por mais de 70 deputados britânicos de todo o espectro político, que o consideram "discriminatório".

Muitos países avaliam a possibilidade de criar um passaporte sanitário e alguns já o puseram em marcha, como a China.

A UE apresentou em março um projeto de certificado, solicitado por países muito dependentes do turismo, como a Grécia, para facilitar as viagens dentro de seu território às vésperas da temporada de verão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação