Governo

Nguyen Xuan Phuc primeiro-ministro do Vietnã assume presidência

O presidente do Vietnã é a segunda personalidade do Estado, à frente do premiê.

Agência France-Presse
postado em 05/04/2021 11:42 / atualizado em 05/04/2021 11:44
 (crédito: STR)
(crédito: STR)

Nguyen Xuan Phuc, primeiro-ministro do Vietnã nos últimos cinco anos, tornou-se presidente, nesta segunda-feira (5/4), após sua eleição e posse na Assembleia Nacional.

Phuc, de 66 anos, apreciado por sua gestão da pandemia e por seu balanço econômico, obteve a maioria dos votos do Parlamento durante uma votação secreta.

O até agora primeiro-ministro era o único candidato à sucessão de Nguyen Phu Trong, de 76 anos. Em janeiro, este último foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista e decidiu, então, deixar o cargo de presidente do Vietnã.

Embora a função do presidente seja, sobretudo, honorária, Phuc, como número dois na hierarquia do partido único a partir de agora, estaria em um "lugar ideal" para suceder a Trong, caso ele se retirasse, afirma Nguyen Khac Giang, especialista em política vietnamita da universidade neozelandesa Victoria.

O secretário-geral do Partido Comunista é o maior dirigente do regime vietnamita. O presidente do Vietnã é a segunda personalidade do Estado, à frente do premiê.

Também nesta segunda-feira (5/4), a Assembleia Nacional escolheu Phan Minh Chinh, de 62 anos e ex-vice-ministro de Segurança, como o novo primeiro-ministro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação