Vacinação no Mundo

Campanha de vacinação no Líbano ignora refugiados e migrantes

Um terço da população do Líbano corresponde ao grupo ignorado

Agência France-Presse
postado em 06/04/2021 08:41 / atualizado em 06/04/2021 08:41
 (crédito: HeatherCowper/Flickr)
(crédito: HeatherCowper/Flickr)

A campanha de vacinação no Líbano pode marginalizar refugiados e trabalhadores migrantes, o correspondente a um terço da população deste país em crise - alertou a Human Rights Watch (HRW) nesta terça-feira (6/4).

"Uma em cada três pessoas no Líbano é refugiada, ou migrante. Um terço da população corre o risco de ser esquecida no plano de vacinação", disse a pesquisadora do HRW, Nadia Hardman.

"O governo precisa investir em medidas específicas para ganhar a confiança das comunidades marginalizadas, ou os esforços de vacinação da covid-19 estão condenados ao fracasso", acrescentou.

Em fevereiro, o Líbano iniciou sua campanha de imunização em massa. O ministro da Saúde, Hamad Hassan, disse que cobriria todos os residentes no país, não importando a nacionalidade.

A meta é vacinar 80% da população até o final do ano, mas o processo avança lentamente.

Em 5 de abril, apenas 233.934 doses foram administradas, sobretudo devido à falta de imunizadores, disse a HRW.

"Apenas 2,86% dos vacinados e 5,36% dos que estão registrados para receber a vacina são não libaneses", completou.

De acordo com a organização, mais de 19.900 refugiados palestinos e trabalhadores de saúde e 6.701 refugiados sírios têm direito à primeira fase de vacinação.

Mais de 1,5 milhão de sírios vivem no Líbano, dos quais quase um milhão está registrado como refugiados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação