EUA classificam discussões em Viena sobre Irã de 'construtivas'

EUA classificam discussões em Viena sobre Irã de 'construtivas'

"Vemos isso como um passo construtivo e, certamente, bem-vindo", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, ressaltando que os Estados Unidos não participaram diretamente das conversas

Agência France-Presse
postado em 06/04/2021 17:17 / atualizado em 06/04/2021 17:18
 (crédito: Jim Watson/AFP)
(crédito: Jim Watson/AFP)

Os Estados Unidos apontaram nesta terça-feira que as conversas iniciais de seus parceiros em Viena sobre o Irã foram "construtivas", enquanto o presidente Joe Biden buscava formas de reinserir o país no acordo nuclear de 2015.

"Vemos isso como um passo construtivo e, certamente, bem-vindo", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, ressaltando que os Estados Unidos não participaram diretamente das conversas. "É uma etapa potencialmente útil enquanto buscamos determinar o que os iranianos estão dispostos a fazer para voltar a cumprir as limitações estritas do acordo de 2015 e, como resultado, o que precisamos fazer para voltar a cumpri-lo nós mesmos."

Os aliados europeus dos Estados Unidos, juntamente com Rússia e China, estão reunidos com o Irã na capital austríaca, na tentativa mais contundente já feita de reativar o acordo nuclear, do qual os Estados Unidos foram retirados pelo ex-presidente Donald Trump.

Com a oposição do Irã a se reunir diretamente com os americanos, o enviado de Washington, Rob Malley, está em um hotel à parte com diplomatas europeus. O Irã deseja que Biden levante, primeiramente, as sanções impostas por Trump quando ele abandonou o acordo, em 2018.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação