Espionagem na Alemanha Ocidental

Aliado de Eichmann trabalhou para serviços de inteligência da Alemanha Ocidental

Ele foi responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus austríacos para os campos de extermínio. Ao todo, 65.000 judeus austríacos, principalmente vienenses, foram exterminados durante a Segunda Guerra Mundial

Agência France-Presse
postado em 06/04/2021 17:53 / atualizado em 06/04/2021 18:05
 (crédito: JENS SCHLUETER / AFP)
(crédito: JENS SCHLUETER / AFP)

Franz Josef Huber, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus austríacos e próximo de Adolf Eichmann, foi contratado após a guerra, sem ser forçado, pelos serviços de inteligência da Alemanha Ocidental, revelou o canal de televisão pública ARD na terça-feira (6).

A rede revisou os arquivos do BND, o Serviço Federal de Informações da Alemanha, que mostram que este general da SS que liderou a Gestapo em Viena foi seu empregado de 1955 a 1967, a salvo de eventuais procedimentos legais.

Huber assumiu o comando da polícia secreta nazista em Viena logo após a anexação da Áustria pela Alemanha em 1938 e serviu até 1944.

Ele foi responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus austríacos para os campos de extermínio. Ao todo, 65.000 judeus austríacos, principalmente vienenses, foram exterminados durante a Segunda Guerra Mundial.

Huber trabalhou com Adolf Eichmann, considerado o organizador do extermínio dos judeus na Europa e criador da Agência Central para a Emigração Judaica em Viena.

Após a derrota do Terceiro Reich, Huber foi detido pelos americanos e libertado em 1948.

Este general da SS era, segundo a ARD, "cooperativo" com as forças aliadas. Desta forma, ele escapou de processos por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

“A Guerra Fria era iminente e eles (os americanos) procuravam, acima de tudo, anticomunistas puros e duros”, explica Bodo Hechelhammer, historiador especialista em BND, citado pela ARD. "Infelizmente, eles frequentemente procuravam e encontravam essas pessoas entre os ex-nazistas".

Após sua aposentadoria em 1967, Franz Josef Huber obteve uma pensão do serviço público alemão. Ele viveu com seu próprio nome até sua morte em Munique em 1975, aos 73 anos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação