IRLANDA DO NORTE

Vizinhos pedem calma em meio a tensões

Correio Braziliense
postado em 08/04/2021 21:43 / atualizado em 08/04/2021 21:43
 (crédito: Paul Faith/AFP)
(crédito: Paul Faith/AFP)


Apesar dos pedidos de calma manifestados por Londres, Dublin e Washington, a violência estourou novamente na Irlanda do Norte na noite de ontem, abalada há uma semana por tumultos de um alcance há anos não visto na província britânica. Em Belfast, a tropa antidistúrbios foi atacada por manifestantes republicanos com pedras e coquetéis molotov enquanto tentavam impedir que a multidão avançasse sobre os manifestantes sindicalistas, segundo um jornalista da agência France-Presse. Os distúrbios já deixaram mais de 50 policiais feridos, além de um repórter fotográfico e um motorista de ônibus. Vários veículos foram incendiados.
O conflito aumenta na região desde a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), cujas consequências provocaram um sentimento de traição entre os unionistas apegados à coroa britânica. As tensões provocaram uma semana de distúrbios, com o uso de projéteis e o incêndio de veículos, principalmente nas áreas de maioria protestante. Os incidentes reavivaram o fantasma das três décadas de conflito violento entre republicanos católicos e unionistas protestantes, que deixaram quase 3.500 mortos até a assinatura do acordo de paz em 1998.
Ontem, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o homólogo irlandês, Micheal Martin, pediram calma após o uso “inaceitável” de violência registrada na Irlanda do Norte nos últimos dias. “Destacando que a violência é inaceitável, pediram calma”, disse o escritório do primeiro-ministro irlandês em um comunicado, divulgado depois que os dois líderes conversaram por telefone. “A destruição, a violência e as ameaças são completamente inaceitáveis e injustificáveis, independentemente das preocupações que existam nas comunidades”, afirmou o governo autônomo norte-irlandês — constituído por unionistas, republicanos e centristas. A Casa Branca também pediu por calma, declarando-se “preocupada” com os violentos incidentes.


Moção de condenação

O Parlamento regional da Irlanda do Norte interrompeu o recesso da Semana Santa para uma sessão especial, durante a qual os deputados aprovaram uma moção de condenação à violência. “Os responsáveis devem ser submetidos a todo rigor da lei, porque todos devem ser iguais perante a lei”, escreveu no Twitter a primeira-ministra de Irlanda do Norte, a unionista Arlene Foster. A violência “não se exerce em nome das pessoas que vivem nas zonas unionistas”, disse ela, depois, aos deputados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação