Pandemia

Confinamento é imposto em Mumbai para combater nova onda de covid na Índia

A Índia anunciou neste sábado 145.000 novos casos de coronavírus, um novo recorde que eleva o total a 13,2 milhões, com 170.000 mortes

Correio Braziliense
postado em 10/04/2021 11:13
 (crédito: PUNIT PARANJPE / AFP)
(crédito: PUNIT PARANJPE / AFP)

O estado de Maharashtra e sua capital Mumbai, epicentro do coronavírus na Índia, entraram neste sábado (10) em um confinamento de fim de semana, enquanto o país luta contra uma nova onda de contágios e a escassez de vacinas e leitos de hospital.

Depois de baixar a guarda e permitir festas religiosas com multidões, comícios e partidas de críquete com espectadores, a Índia vive uma nova onda com cerca de um milhão de novos casos na última semana.

Depois que o confinamento há um ano causou uma pobreza generalizada e uma enorme crise econômica, o governo central tenta evitar a todo custo outro confinamento, muito impopular.

No entanto, muitos estados estão pressionando para que isso aconteça, especialmente Maharashtra e sua capital Mumbai, onde os restaurantes estão fechados e as reuniões públicas de mais de cinco pessoas foram proibidas.

Todos os finais de semana, até o final de abril, os 125 milhões de habitantes do estado terão que ficar confinados em suas casas, exceto para comprar comida, remédios ou para viajar.

A campanha de vacinação dos 1,3 bilhão de habitantes da Índia também está tendo problemas. O país administrou apenas 94 milhões de vacinas e os imunizantes estão se esgotando, segundo as autoridades locais.

A Índia anunciou neste sábado 145.000 novos casos de coronavírus, um novo recorde que eleva o total a 13,2 milhões, com 170.000 mortes. No entanto, as taxas per capita são menores que as de muitos outros países.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação