Politica

Mexicanos aprovam reforma que prolonga mandato do presidente do Supremo Tribunal

A iniciativa, que foi avaliada pelo Senado em meados de abril, foi aprovada com os votos do oficialismo e seus aliados, que formam a maioria

Agência France-Presse
postado em 23/04/2021 14:56 / atualizado em 23/04/2021 14:56
 (crédito: HENRY ROMERO)
(crédito: HENRY ROMERO)

A Câmara dos Deputados do México aprovou nesta sexta-feira (23/4) uma polêmica reforma que amplia por dois anos o período do atual presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Arturo Zaldívar.

Os deputados aprovaram a reforma por 262 votos a favor, 182 contra e 7 abstenções, informou a câmara baixa no Twitter.

A iniciativa, que foi avaliada pelo Senado em meados de abril, foi aprovada com os votos do oficialismo e seus aliados, que formam a maioria. Após a aprovação na câmara baixa, a reforma passa para o Executivo para sua publicação.

A reforma amplia por dois anos o mandato de Zaldívar, considerado próximo ao presidente Andrés Manuel López Obrador. Sendo assim, seu mandato terminará em 2024 e não em 2022 como previsto anteriormente.

Em um comunicado, Zaldívar disse que estará atento a qualquer ação de inconstitucionalidade que se apresente contra a reforma diante do tribunal máximo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação