Politica

Parlamento Europeu retira imunidade de deputado grego que integrava partido de extrema-direita

Ex-dirigente do partido de extrema-direita, Lagos foi colocado em prisão preventiva, como toda a direção do partido, após o assassinato de um ativista antifascista em setembro de 2013

Agência France-Presse
postado em 27/04/2021 08:19 / atualizado em 27/04/2021 08:19
 (crédito:  LOUISA GOULIAMAKI)
(crédito: LOUISA GOULIAMAKI)

O Parlamento Europeu retirou a imunidade do eurodeputado grego Ioannis Lagos, ex-integrante do partido neonazista Aurora Dourada e condenado em seu país a 13 anos e oito meses de prisão por "dirigir uma organização criminosa", anunciou a instituição nesta terça-feira.

A decisão foi adotada por grande maioria, com 658 eurodeputados que votaram pelo fim da imunidade, 25 contrários 10 que optaram pela abstenção.

O procedimento aconteceu a pedido das autoridades gregas, que agora devem emitir uma ordem de detenção europeia contra Lagos.

O eurodeputado de 48 anos está entre os 40 membros do Aurora Dourada condenados em outubro em Atenas, após um processo e cinco anos e meio.

Ex-dirigente do partido de extrema-direita, Lagos foi colocado em prisão preventiva, como toda a direção do partido, após o assassinato de um ativista antifascista em setembro de 2013.

Mas ele recebeu liberdade condicional 18 meses depois para aguardar pelo julgamento.

Ele tinha imunidade desde sua eleição para o Parlamento Europeu em julho de 2019 sob a bandeira do Aurora Dourada, partido que abandonou poucos meses depois para declarar-se independente.

O líder do Aurora Dourada, Nikos Michaloliakos, está preso, mas o número dois da formação, Christos Pappas, está foragido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação