Agência Estado
postado em 30/04/2021 21:51
Os Estados Unidos vão restringir viagens da Índia a partir de terça-feira, 4 de maio, informou a Casa Branca nesta sexta-feira, 30, citando um aumento devastador nos casos de covid-19 no país e o surgimento de variantes potencialmente perigosas do coronavírus.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a administração do presidente Joe Biden tomou a decisão seguindo o conselho dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). "A política será implementada à luz dos casos extraordinariamente altos de covid-19 e múltiplas variantes circulando na Índia", disse ela.
Com 386.452 novos registros, a Índia já registrou mais de 18,7 milhões de casos desde o início da pandemia. O Ministério da Saúde também divulgou nesta sexta-feira 3.498 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total para 208.330.
Os especialistas acreditam que ambos os números são uma contagem com subnotificações, mas não está claro quanto.
A Casa Branca esperou a recomendação do CDC antes de passar a restringir viagens, observando que os EUA já exigem testes negativos e quarentena para todos os viajantes internacionais.
Outros países como França e Bélgica impuseram restrições aos viajantes da Índia. A variante indiana do coronavírus, detectada em pelo menos 17 países, é suspeita de ser mais contagiosa, mas há muitas incógnitas em torno dela.
A Índia, em meio a uma forte onda de infecções, sofre com a falta de leitos hospitalares, remédios e oxigênio para cuidar dos doentes. (Com agências internacionais)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.