Diplomacia

Diplomata das Filipinas insulta China e pede que o país abandone disputa no mar

A China rejeita os apelos das Filipinas para que retire os navios. A tensão se torna mais intensa à medida que Manila aumenta suas patrulhas marítimas na zona

Agência France-Presse
postado em 03/05/2021 09:02 / atualizado em 03/05/2021 09:02
 (crédito: FRANCIS R. MALASIG)
(crédito: FRANCIS R. MALASIG)

O principal representante diplomático das Filipinas insultou a China no Twitter, em um momento de crise pela presença de navios chineses no disputado Mar da China Meridional.

"China, minha amiga, como posso dizer de maneira educada? Deixe-me ver... o... cai fora, p****", tuitou o secretário das Relações Exteriores, Teodoro Locsin.

A última disputa entre Manila e Pequim por estas águas ricas em recurso, que a China reivindica quase na totalidade, aconteceu em março, depois que centenas de embarcações chinesas foram observadas dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas.

A China rejeita os apelos das Filipinas para que retire os navios. A tensão se torna mais intensa à medida que Manila aumenta suas patrulhas marítimas na zona.

Locsin utiliza com frequência este tipo de linguagem no Twitter e defendeu sua tática ao afirmar que "a linguagem diplomática habitual não consegue nada".

O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas acusa a Guarda Costeira da China de "ações beligerantes" contra os navios filipinos que participavam de exercícios marítimos perto do disputado Atol de Scarborough.

Controlado pela China, Scarborough é uma das áreas de pesca mais ricas da região e uma fonte de tensão entre os dois países, que têm reivindicações territoriais rivais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação