Obituário

Arquiteto Helmut Jahn morre em acidente de bicicleta nos Estados Unidos

Helmut Jahn tinha 81 anos de idade e era conhecido por estruturas pós-modernas em vidro e aço

Agência France-Presse
postado em 10/05/2021 07:55
 (crédito: / AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Brendan SMIALOWSKI)
(crédito: / AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Brendan SMIALOWSKI)

Washington, EUA - O arquiteto Helmut Jahn, americano de origem alemã e conhecido por suas estruturas pós-modernas de vidro e aço, morreu aos 81 anos depois de sofrer uma acidente de bicicleta no estado de Illinois, informou a polícia no domingo.

Jahn faleceu no sábado (8/5) à tarde em Campton Hills, 100 quilômetros ao oeste de Chicago, ao ser atingido por dois veículos quando ele "não conseguiu parar em uma placa de pare" em um cruzamento, de acordo com a polícia. Os dois veículos viajavam em direções opostas, segundo a polícia. Um dos motoristas foi internado com ferimentos leve.

Depois da formatura em Munique em 1965, Jahn se mudou para Chicago para estudar no Instituto de Tecnologia de Illinois, uma instituição associado ao influente arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe.

Jahn ganhou fama nas décadas de 1970 e 1980 com vários prédios em Chicago, como o Thompson Center e o Terminal da United Airlines no Aeroporto Internacional O'Hare.

Também participou no design da sede do FBI, em Washington, e depois construiu o Munich Airport Center e o Sony Center, em Berlim.

"Jahn foi um dos arquitetos mais inventivos de Chicago, cujo impacto na cidade nunca será esquecido", escreveu a prefeita da cidade, Lori Lightfoot, no Twitter.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação