Pandemia

Bairro na França será vacinado por ser foco preocupante de variante da covid

Os afetados por enquanto são jovens, crianças em idade escolar e seus pais. Os sintomas são os habituais e também há positivos assintomáticos

Correio Braziliense
postado em 22/05/2021 16:00 / atualizado em 22/05/2021 16:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A França vacinará adultos em um bairro de Bordeaux (sudeste), onde um foco de cinquenta casos positivos foi detectado para uma variante "preocupante" e rara da covid-19, informou a agência regional de saúde neste sábado (22).

As primeiras 5 mil doses de vacinas começarão a ser administradas a partir da próxima semana, segundo a fonte, que especifica que um total de 15 mil unidades serão alocadas em três semanas.

A Câmara Municipal de Bordeaux indicou que um posto de vacinação improvisado seria instalado "se possível a partir de quarta-feira" no bairro de Bacalan (cerca de 8.000 habitantes), ao norte da cidade.

Farmácias de bairro também serão habilitadas a aplicar a vacina Moderna, para agilizar a operação.

A agência regional de saúde havia anunciado na sexta-feira o surgimento de um surto em Bacalan, onde cinquenta pessoas por enquanto testaram positivo para uma variante "já conhecida, mas rara até agora".

"É uma 'variante preocupante', como a inglesa e a indiana, por exemplo. Sua cepa é inglesa, mas sofreu uma mutação", disse à AFP Patrick Dehail, consultor científico da agência.

Chamada VOC 20I / 484Q, esta variante nunca criou um foco tão significativo. Ela chegou ao bairro e arredores devido a "duas cadeias de contágio", segundo autoridades de saúde francesas.

Os afetados por enquanto são jovens, crianças em idade escolar e seus pais. Os sintomas são os habituais e também há positivos assintomáticos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação