Congo

UA pede libertação imediata das autoridades de transição no Mali

A detenção aconteceu depois da formação de um novo governo de transição, que não teria convencido os militares, que derrubaram em agosto de 2020 o presidente Ibrahim Boubacar Keita

Agência France-Presse
postado em 25/05/2021 09:13 / atualizado em 25/05/2021 09:13
 (crédito:  LUDOVIC MARIN)
(crédito: LUDOVIC MARIN)

O presidente em exercício da União Africana (UA), o chefe de Estado da República Democrática do Congo Félix Tshisekedi, exigiu nesta terça-feira (25/5) a "libertação imediata e incondicional" das autoridades de transição detidas pelos militares no Mali.

Tshisekedi "tomou conhecimento com consternação da detenção no Mali do presidente de transição, Bah Ndaw, e de seu primeiro-ministro, Moctar Ouane, por parte de militares", afirmou em um comunicado a presidência da RDC.

O presidente pró-tempore da UA "exige a libertação imediata e incondicional das personalidades detidas, condena energicamente qualquer ação que busque desestabilizar o Mali e pede a moderação a todos os envolvidos".

Detidos na segunda-feira (24/5), o presidente e o primeiro-ministro de transição do Mali passaram a noite sob custódio dos militares, em um campo do exército nas proximidades de Bamako.

A detenção aconteceu depois da formação de um novo governo de transição, que não teria convencido os militares, que derrubaram em agosto de 2020 o presidente eleito democraticamente Ibrahim Boubacar Keita.

Na mudança, os militares ficaram com ministérios estratégicos que já controlavam no governo, mas dois líderes golpistas, o ex-ministro da Defesa Sadio Camara e o ex-ministro da Segurança Modibo Kone, foram excluídos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu na segunda-feira (24/5) a "libertação incondicional" dos dirigentes malineses, um pedido similar ao da União Europeia, que chamou as detenções de "sequestro".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação