Meio ambiente

Possível gravidez de panda aumenta ações na bolsa de Tóquio

A panda Shin Shin pode estar "grávida". Anúncio fez ações de restaurantes perto do zoológico subirem

Agência France-Presse
postado em 04/06/2021 09:06
 (crédito: Handout / TOKYO ZOOLOGICAL PARK SOCIETY / AFP)
(crédito: Handout / TOKYO ZOOLOGICAL PARK SOCIETY / AFP)

Tóquio, Japão - A possível gravidez de uma panda gigante fêmea de um zoológico de Tóquio gerou entusiasmo do público e dos investidores nesta sexta-feira (4/6) e fez subir as ações de redes de restaurantes próximas.

As autoridades do famoso zoológico Ueno, que reabriu nesta sexta-feira após cinco meses de fechamento devido ao coronavírus, relataram que a panda Shin Shin parece estar grávida após ter acasalado com o macho Ri Ri no início de março.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, deu a notícia à imprensa no meio da manhã e as ações dos restaurantes localizados próximos ao zoológico subiram, prevendo um aumento nas visitas ao local caso um bebê panda nasça.

Com isso, as ações da rede de restaurantes chinesa Totenko subiram 29% antes de fechar em 1.103 ienes, ou seja, uma alta de 9,4% em relação ao fechamento de quinta-feira. As ações de outra rede de restaurantes, a Seiyoken, ficaram 8% mais altas.

Essa gravidez seria uma boa notícia para a capital japonesa, que se prepara para receber os Jogos Olímpicos neste verão, apesar das incertezas que o evento esportivo desperta na população, por conta do coronavírus.

Koike alertou que a gravidez de pandas gigantes é, em última análise, um alarme falso, mas garantiu que a fêmea mostra "os sinais geralmente presentes na gravidez". Os pandas do Zoológico de Ueno atraem muitos turistas locais e estrangeiros há anos.

Xiang Xiang, uma fêmea nascida em 2017, filha de Shin Shin e Ri Ri, seria repatriada para a China dois anos depois, mas as autoridades japonesas conseguiram mantê-la no zoológico até o final deste ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação