Diplomacia

Putin deseja encontrar com Biden a forma de melhorar as relações Rússia-EUA

"Temos que encontrar a forma de regularizar essas relações, que atualmente estão em um nível muito ruim", disse Putin no Fórum Econômico de São Petersburgo

Agência France-Presse
postado em 04/06/2021 16:46
 (crédito: AFP / SPUTNIK / Mikhail KLIMENTYEV)
(crédito: AFP / SPUTNIK / Mikhail KLIMENTYEV)

O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta sexta-feira (4) que deseja encontrar a forma de melhorar as relações com os Estados Unidos na cúpula de 16 de junho em Genebra com seu homólogo Joe Biden.

"Temos que encontrar a forma de regularizar essas relações, que atualmente estão em um nível muito ruim", disse Putin no Fórum Econômico de São Petersburgo.

O presidente russo estimou que o motivo principal das tensões com os Estados Unidos não eram as diferenças políticas, mas a vontade americana de "frear" a Rússia.

"Não temos desacordos com os Estados Unidos, eles têm um só desacordo: querem frear o nosso desenvolvimento, dizem isso publicamente, e todo o resto [as tensões] vem dessa posição", acrescentou.

Putin minimizou as críticas ocidentais sobre a saúde da democracia russa, citando a recente crise política nos Estados Unidos, por exemplo em 6 de janeiro quando manifestantes partidários de Donald Trump invadiram o Congresso, ou "as balas de borracha que atingem os olhos" de manifestantes na Europa.

Depois, o presidente deu declarações à televisão russa, nas quais reiterou que não espera grandes notícias da cúpula de Genebra, mas sim "um resultado positivo".

Vladimir Putin e Joe Biden se reuniram em 2011, quando o político americano era vice-presidente e o russo era primeiro-ministro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE