Feminicídio

Homem é acusado de assassinar namorada brasileira na Guiana

O território francês faz fronteira com o Brasil. O homem quis se livrar do corpo e queimá-lo, mas não conseguiu

Agência France-Presse
postado em 05/06/2021 09:39
 (crédito: Pacífico/CB/D.A Press)
(crédito: Pacífico/CB/D.A Press)

Um homem de 34 anos foi preso e acusado pelo assassinato de sua namorada, uma brasileira de 23 anos, em 2020 na Guiana, território francês na fronteira com o Brasil, informaram fontes judiciais.

O suspeito foi preso em 31 de maio em sua casa no sudeste da França e transferido para a Guiana na sexta-feira (4/05), informou à AFP o promotor da Guiana.

A vítima foi encontrada morta em uma enseada em Cacau, a cerca de 50 quilômetros de Cayena, a principal cidade, em 15 de maio de 2020. Os médicos legistas disseram que ela teria sido morta asfixiada.

Durante sua detenção, o acusado disse que sua namorada tinha "graves ataques de ciúme e que o ameaçou com uma faca em 14 de maio de 2020".

O suspeito explicou que tapou sua boca com a mão "para que ela não gritasse e que depois desmaiou e percebeu que não respirava".

O homem quis se livrar do corpo e queimá-lo, mas não conseguiu. A necrópsia determinou que a vítima estava grávida de seis a oito semanas.

Em maio de 2015, este francês já era considerado suspeito da morte de outra jovem brasileira, assassinada por asfixia e cujo corpo foi encontrado carbonizado. O caso foi reaberto devido aos fatos ocorridos no ano passado e por ainda não ter prescrito, segundo o promotor.

Segundo a organização "Féminicides par compagnons ou ex" (Feminicídios por companheiros ou ex), pelo menos 49 mulheres foram assassinadas na França desde o início do ano. Em 2020, foram registrados 90 crimes desse tipo, segundo dados do Ministério do Interior, contra 146 em 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação