Agência Estado
postado em 07/06/2021 09:29
A ex-deputada de direita Keiko Fujimori aparece com vantagem marginal em relação ao sindicalista de esquerda Pedro Castillo, com 88,7% das urnas contabilizadas no segundo turno das eleições presidenciais no Peru. Keiko Fujimori, que é filha do ex-ditador Alberto Fujimori, aparece com 50,45% dos votos, ligeiramente à frente do rival, que tem 49,64%. De acordo com o órgão eleitoral peruano, por volta das 8h desta segunda-feira (de Brasília), a diferença entre os dois era de pouco mais de 114 mil votos.
Pesquisas de boca de urna apontaram para uma disputa acirrada. O Ipsos projetou Castillo com 50,2% dos votos, ante 49,8% de Fujimori. "O empate continua e eles estão dentro da margem de erro", disse o diretor do instituto, Alfredo Torres.
O vencedor do pleito cumprirá um mandato de cinco anos, a partir do dia 28 de julho, e terá o desafio de tirar o Peru da crise econômica e governar em uma sociedade polarizada. Ambos os candidatos prometem vacinar toda a população contra o novo coronavírus e são conservadores nas questões sociais. Eles se opõem ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O campo de batalha entre os dois postulantes está no modelo econômico. (Com informações da Associated Press).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.