3 anos de prisão

Farmacêutico americano é condenado por tentar deteriorar vacinas anticovid

Steven Brandenburg se declarou culpado e confessou ter retirado dezenas de doses da vacina Moderna do refrigerador. Ele foi condenado à prisão e à multa de US$ 83 mil. Pelo menos 57 pessoas receberam as doses

Agência France-Presse
postado em 09/06/2021 07:57 / atualizado em 09/06/2021 07:58
 (crédito: AFP / Joseph Prezioso)
(crédito: AFP / Joseph Prezioso)

Washington, EUA - Um farmacêutico americano foi condenado a três anos de prisão depois que se declarou culpado de deteriorar de forma voluntária dezenas de doses de vacinas contra a covid, informou o Departamento de Justiça.

Steven Brandenburg, de 46 anos, retirou deliberadamente frascos do imunizante da Moderna do refrigerador do hospital em que trabalhava no Wisconsin, de acordo com documentos judiciais. O farmacêutico também terá que pagar US$ 83.800 ao hospital como compensação.

Ele retirou as vacinas da geladeira durante o turno noturno e as deixou por várias horas em temperatura ambiente antes de colocá-las de volta na geladeira para que fossem aplicadas no dia seguinte. No total, 57 pessoas receberam estas doses, segundo o governo.

"A tentativa deliberada de deteriorar doses de vacina em uma situação de emergência sanitária nacional é um crime grave", afirmou Brian Boynton, assistente do procurador-geral responsável por questões civis no Departamento de Justiça.

Steven Brandenburg declarou que acreditava que a vacina era perigosa para as pessoas e poderia modificar o DNA. A vacina da Moderna, assim como a desenvolvida pela Pfizer-BioNTech, é baseada na tecnologia de RNA mensageiro, um sistema que 'ensina' o sistema imunológico a combater um vírus.

Mais de 124 milhões de doses do imunizante da Moderna foram aplicadas nos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação