REPRESSÃO

Hungria quer proibir "promoção" da homossexualidade entre menores

Ano passado, o Parlamento aprovou um pacote legislativo que incorpora a noção tradicional de família e "gênero" à Constituição e proíbe casais do mesmo sexo de adotar crianças

Agência France-Presse
postado em 10/06/2021 23:57 / atualizado em 10/06/2021 23:57
 (crédito: Mladen ANTONOV / AFP)
(crédito: Mladen ANTONOV / AFP)

O partido do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, apresentou nesta quinta-feira emendas legislativas para proibir a "promoção" da homossexualidade ou da mudança de sexo entre menores, de acordo com texto publicado no site do Parlamento.

Cinco ONGs, como a Anistia Internacional e a Budapest Pride, denunciaram “essa nova proposta” do Fidesz, semelhante à lei russa que pune qualquer ato de “propaganda” homossexual dirigido aos mais jovens.

Na prática, os programas educativos ou as propagandas de grandes grupos que se solidarizam com os gays, como a da Coca-Cola que gerou pedidos de boicote em 2019, não seriam mais autorizados, segundo o documento, consultado pela AFP. O mesmo aconteceria com os livros sobre o assunto, como uma coleção de contos que desdramatizam a homossexualidade e irritaram autoridades em 2020.

Se essas cláusulas forem aprovadas, "a liberdade de expressão e os direitos das crianças seriam severamente restringidos”, alertaram as ONGs, que acusam a Hungria de “copiar modelos ditatoriais que vão de encontro aos valores europeus”. "O governo se volta contra seus próprios cidadãos, seguindo o exemplo da Rússia e da China", argumentaram.

A nova ofensiva contra a população LGBT ocorre em um contexto de endurecimento da política de Viktor Orban, que defende o que considera valores cristãos tradicionais e promove uma "nova era" cultural. Em dezembro passado, o Parlamento aprovou um pacote legislativo que incorpora a noção tradicional de família e "gênero" à Constituição e proíbe casais do mesmo sexo de adotar crianças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação