CAMFED

Princesa das Astúrias premia Campanha pela Educação Feminina na África

A rede conta com cerca de 150.000 voluntários, que trabalham em mais de 160 comunidades no Zâmbia, Zimbábue, Gana, Malawi e Tanzânia

Agência France-Presse
postado em 16/06/2021 13:48 / atualizado em 16/06/2021 13:48
 (crédito: Logo/site camfed)
(crédito: Logo/site camfed)

A Campanha pela Educação Feminina, uma ONG internacional que trabalha na formação, no desenvolvimento financeiro e na liderança das mulheres na África, ganhou nesta quarta-feira (16/6) na Espanha o prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional.

A organização, criada em 1993 pela filântropa galesa Ann Cotton, desenvolve uma ampla variedade de tarefas a favor das mulheres da África Subsaariana, começando pelo mais básico - a erradicação da pobreza - e continuando com a educação, o estímulo de oportunidades empresariais e a mudança de normas socioculturais, visando o empoderamento de meninas marginalizadas.

O funcionamento da 'Campaign for Female Education' (CAMFED) é baseado numa rede, com comunidades rurais e patronos.

As ex-alunas do programa, que já são mais de 157.000, possuem um papel fundamental. Cada uma delas patrocina em média cerca de três meninas para seus estudos.

A rede também conta com cerca de 150.000 voluntários, que trabalham em mais de 160 comunidades no Zâmbia, Zimbábue, Gana, Malawi e Tanzânia.

O júri destacou que a ONG premiada contribui para "resolver a exclusão e facilitar o acesso de milhões de meninas à educação" na África Subsaariana.

"Seu trabalho, baseado em um modelo de apoio contínuo desde a infância até a vida adulta e em uma rede de solidariedade e ajuda intergeracional, impulsionou uma mudança sistêmica, que é sustentada nos pilares de igualdade e justiça social e aposta na liderança das mulheres", acrescentou o júri.

A CAMFED também possui uma abordagem ecológica em seu trabalho, e entre seus programas há um destinado a formar pequenos agricultores em técnicas sustentáveis e capazes enfrentar a mudança climática, um problema muito sensível na África Subsaariana, que enfrenta o avanço da desertificação.

"Estamos profundamente honrados" por receber este prêmio, que "chega em um momento muito importante no qual a educação de tantas meninas está ameaçada por esta pandemia", especialmente na África, reagiu em um comunicado Lucy Lake, diretora da CAMFED.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação