México, México - A Cidade do México voltará ao alerta de alto risco por covid-19 depois de registrar um pequeno aumento nas hospitalizações, mas não vai interromper a reabertura de suas atividades econômicas, informou a prefeitura nesta sexta-feira (19).
A prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, disse que após a última notificação do governo do México, "o semáforo epidemiológico da Cidade do México se encontra em 9 pontos, um ponto acima dos 8 necessários para estar verde".
"Por este aumento de um ponto, a Cidade passa a partir de segunda-feira para o sinal amarelo", acrescentou Sheinbaum em uma mensagem no Twitter.
Mais cedo, a Secretaria da Saúde informou que, a partir da próxima segunda-feira e durante as duas semanas seguintes, dos 32 estados do país, 19 estarão na cor verde da classificação de risco epidemiológico pela covid-19.
Enquanto "na cor amarelo" estarão "Campeche, Chihuahua, Ciudad de México, Colima, Nuevo León, Sinaloa, Sonora e Veracruz", escreveu no Twitter Hugo López-Gatell, subsecretário da Saúde e encarregado da estratégia governamental contra a pandemia.
Segundo dados oficiais, a Cidade do México tem, entre outros indicadores, "um leve aumento de 27 pessoas, passando de 615 pessoas hospitalizadas na sexta-feira passada, para 642".
A capital registrava até quinta-feira um total de 671.942 casos confirmados e 44.138 mortes.
As autoridades mexicanas aplicaram até agora 39,1 milhões de doses de seis laboratórios diferentes.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.