Eleições

Polícia da Nicarágua anuncia detenção de quinto pré-candidato à presidência

Mora era diretor do canal 100% Notícias, que foi fechado e atualmente existe apenas no formato digital

Agência France-Presse
postado em 21/06/2021 08:36 / atualizado em 21/06/2021 08:37
 (crédito:  AFP / STR)
(crédito: AFP / STR)

O pré-candidato à presidência da Nicarágua Miguel Mora foi detido no domingo (20/9), em uma investigação por crimes contra a soberania, o quinto aspirante ao cargo de chefe de Estado nas eleições de novembro a passar pela situação, anunciou a polícia.

Mora, que também é jornalista, foi detido em sua casa por "incitar a interferência estrangeiras em temas internos e pedir intervenções militares", com base em uma lei que o governo do presidente Daniel Ortega aplica aos opositores, informou a força de segurança.

Ele era pré-candidato à presidência pelo Partido da Renovação Democrática (PRD, evangélico), do qual o tribunal eleitoral retirou o caráter de pessoa jurídica em maio, o que deixa a formação fora das eleições de 7 de novembro.

Com Mora, 17 opositores foram detidos a cinco meses das eleições gerais, incluindo cinco pré-candidatos à presidência, nas quais não está descartado que Ortega, de 75 anos - os últimos 14 no poder de maneira consecutiva -, busque o quarto mandato sucessivo.

A ação policial contra opositores começou em 2 de junho com a detenção da aspirante à presidência Cristiana Chamorro, 67 anos, filha da ex-presidente Violeta Barrios de Chamorro, que segundo as pesquisas era a rival mais popular para a disputa com Ortega nas eleições de novembro.

Chamorro é acusada de lavagem de dinheiro por meio de uma fundação que tem o nome de sua mãe.

Também foram detidos o ex-diplomata Arturo Cruz, o cientista político Félix Maradiaga e o economista Juan Sebastián Chamorro, primo de Cristiana.

Mora era diretor do canal 100% Notícias, que foi fechado e atualmente existe apenas no formato digital.

Esta é a segunda operação contra Mora: em 21 de dezembro de 2018 ele foi detido por acusações de incitar o ódio para promover atos terroristas durante os protestos contra o governo.

Foi liberado seis meses depois sob uma lei de anistia.

O governo considera que os protestos de 2018, que terminaram com 328 mortos e milhares de exilados, segundo organismos humanitários, foram uma tentativa de golpe de Estado para afastar Ortega do poder.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação