'métodos de gangster'

China repudia novas sanções dos Estados Unidos por trabalhos forçados

As autoridades americanas já haviam bloqueado a importação de produtos capilares, algodão, peças informáticas ou material têxtil fabricado nessa região

Agência France-Presse
postado em 25/06/2021 12:11 / atualizado em 25/06/2021 12:12
 (crédito: AFP / GREG BAKER)
(crédito: AFP / GREG BAKER)

A China criticou os "métodos de gangster" dos Estados Unidos depois da aprovação de novas sanções contra empresas chinesas, acusadas por Washington de recorrerem à mão de obra forçada na região de maioria muçulmana de Xinjiang (noroeste).

"Esses são métodos de gangster que anulam a propriedade do outro", lamentou nesta sexta-feira (25/6) em coletiva de imprensa Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

"As vítimas dessas ações americanas, no final, serão os habitantes de Xinjiang e seu direito de sobreviver e se desenvolver. Isso cria uma pobreza forçada, desemprego forçado", denunciou.

A Casa Branca anunciou na quinta-feira (24/6) que proibiu a importação de materiais para painéis solares fabricados pela sociedade Hoshine Silicon Industry e impôs sanções comerciais a outras quatro empresas.

Em um comunicado, alegou que o uso de mão de obra forçada era parte do esforço sistemático de Pequim para reprimir milhões de uigures - a etnia mais numerosa de Xinjiang e majoritariamente muçulmana - , uma prática que inclui, segundo Washington, torturas, violência sexual e detenções em massa em campos de trabalho.

A China alega que são "centros de treinamento profissional" para ajudar a população a encontrar emprego e se afastar do extremismo islâmico.

As autoridades americanas já haviam bloqueado a importação de produtos capilares, algodão, peças informáticas ou material têxtil fabricado nessa região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação