Johannesburgo, África do Sul - A contagiosa variante Delta está provocando um aumento de casos de covid-19 na África do Sul, revelaram neste sábado (26/6) cientistas e o governo do país, que cogita adotar medidas mais rígidas.
O país mais afetado do continente registrou 18.762 novos casos neste sábado - maior balanço diário desde janeiro -, o que eleva o total de contágios oficialmente diagnosticados a quase 1,9 milhão. A África do Sul tem 59.621 mortes provocadas pela covid-19.
"Estamos em uma fase de crescimento exponencial da pandemia com os números subindo extremamente rápido. E devem continuar subindo nas próximas semanas", disse Tulio de Oliveira, da rede de vigilância genômica da África do Sul.
Para frear a propagação, "vamos precisar adotar restrições mais duras e rigorosas (...) e precisamos fazer isto urgentemente", disse Koleka Mlisana, diretor do comitê que aconselha o governo sul-africano sobre a covid-19.
As autoridades de saúde em todo o mundo estão em alerta pela rápida propagação da variante detectada inicialmente na Índia, mais contagiosa que as demais, especialmente entre a população não vacinada.
De acordo com a OMS, a cepa já está presente em 85 países.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.