Pandemia

Oxford e AstraZeneca começam a testar vacina contra a variante Beta da covid-19

Cientistas esperam ter dados provisórios desses testes ainda este ano

Agência France-Presse
postado em 27/06/2021 13:04 / atualizado em 27/06/2021 13:22
 (crédito: Ed Alves/ CB/ DA press)
(crédito: Ed Alves/ CB/ DA press)

Londres, Reino Unido - A Universidade de Oxford anunciou neste domingo (27/6) que começou a testar em voluntários uma vacina desenvolvida com o laboratório AstraZeneca contra a variante Beta do coronavírus, inicialmente detectada na África do Sul.

A universidade britânica e o laboratório anglo-sueco esperam reunir 2.500 voluntários no Reino Unido, África do Sul, Brasil e Polônia para iniciar as fases 2 e 3 deste ensaio clínico em humanos, indica um comunicado. O protótipo da vacina usa a mesma tecnologia de "vetor viral" também usada no medicamento AstraZeneca já adotado contra o vírus.

"Testar doses de reforço de vacinas existentes ou vacinas contra novas variantes é importante para garantir que estejamos o mais bem preparados possível para ficar à frente da pandemia", comentou o professor Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group.

Seus criadores esperam ter dados provisórios desses testes ainda este ano e submetê-los à revisão regulatória, de acordo com o comunicado.

Acredita-se que as vacinas atuais sejam menos eficazes contra a variante Beta do vírus, embora todas pareçam ser muito eficazes na prevenção de suas consequências mais graves.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação