Cuba

Governo de Cuba reúne apoiadores após grandes protestos

Presidente Miguel Díaz-Canel fez um discurso apaixonado culpando os Estados Unidos e seu embargo econômico, "o bloqueio, a agressão e o terror", enquanto uma multidão agitava bandeiras cubanas

Agência Estado
postado em 17/07/2021 15:34
 (crédito: AFP / YAMIL LAGE)
(crédito: AFP / YAMIL LAGE)
As autoridades cubanas reuniram dezenas de milhares de simpatizantes nas ruas neste sábado (17), quase uma semana depois de serem surpreendidas pelos protestos mais generalizados em décadas.
O presidente Miguel Díaz-Canel - acompanhado pelo ex-presidente Raul Castro, de 90 anos - apareceu na avenida Malecón, à beira-mar, que recebeu alguns dos maiores protestos contra a escassez e o sistema político no fim de semana anterior.
Ele fez um discurso apaixonado culpando os Estados Unidos e seu embargo econômico, "o bloqueio, a agressão e o terror", enquanto uma multidão agitava bandeiras cubanas e do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro durante a Revolução Cubana. "O inimigo voltou para lançar tudo o que tinha para destruir a sagrada unidade e tranquilidade dos cidadãos", disse Díaz-Canel.
Ele terminou sem o tradicional grito de "Pátria ou Morte!" - um slogan ridicularizado na semana passada por manifestantes que gritavam: "Pátria e vida!"
Havana tem voltado ao normal nos últimos dias, mesmo que o serviço de dados de internet móvel - que as autoridades cortaram no domingo - continue limitado.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.