incêndio

Incêndios no oeste dos EUA e Canadá consomem recursos de bombeiros

Mais de 2.100 bombeiros estão lutando para conter o incêndio Bootleg no sul do Oregon, perto da fronteira com a Califórnia

Correio Braziliense
postado em 17/07/2021 16:17
 (crédito: Payton Bruni/AFP)
(crédito: Payton Bruni/AFP)

Os múltiplos incêndios que afetam grandes áreas do oeste dos Estados Unidos e do Canadá há dias têm reduzido os recursos dos bombeiros, disseram autoridades neste sábado(17).

Mais de 2.100 bombeiros estão lutando para conter o incêndio Bootleg no sul do Oregon, perto da fronteira com a Califórnia. Mas alguns tiveram que recuar quando as chamas se espalharam em meio a uma nova onda de calor.

A Califórnia, atingida por seus próprios incêndios, prometeu enviar bombeiros para ajudar Oregon.

O Canadá hospedava cerca de 100 bombeiros do México para apoiar seus exaustos colegas em Ontário, anunciaram as autoridades.

O Bootleg, de longe o maior incêndio ativo nos Estados Unidos, afetando uma área de mais de 1.000 km2 - maior do que a cidade de Nova York - está apenas 7% controlado, de acordo com o site Inciweb.

“O incêndio ainda está muito ativo e seu tamanho está aumentando devido ao calor, à seca e às condições do vento”, diz o site oficial. As chamas já destruíram pelo menos 20 casas.

O comandante dos bombeiros, Rob Allen, disse que o perímetro de 320 quilômetros do incêndio "é uma linha enorme para marcar e manter".

"Continuamos usando todos os recursos, de escavadeiras a tanques", disse ele na sexta-feira.

Enquanto isso, perigosas tempestades são esperadas na Califórnia, onde no ano passado o incêndio August Complex - o maior da história moderna do estado - foi desencadeado por uma série de relâmpagos.

No Canadá, as autoridades previram altas temperaturas nos próximos dias de Alberta a Ontário - embora não tão altas quanto os 49,6 graus Celsius perto de Vancouver três semanas atrás.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação