Armas

Rússia testa com sucesso míssil hipersônico Zircon

De acordo com o comunicado, o míssil que voava à velocidade Mach 7 "atingiu com sucesso o alvo situado a 350 quilômetros de distância"

Agência France-Presse
postado em 19/07/2021 09:54 / atualizado em 19/07/2021 09:55
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (19/7) que testou com sucesso seu novo míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, que faz parte de um arsenal de armas desenvolvido ainda sem equivalente no mundo, conforme Moscou.

"A fragata 'Almirante Gorshkov' disparou, do mar Branco, um míssil hipersônico Zircon contra um alvo terrestre localizado na costa do Mar de Barents", anunciou o Ministério russo da Defesa, em um comunicado.

De acordo com o comunicado, o míssil que voava à velocidade Mach 7 "atingiu com sucesso o alvo situado a 350 quilômetros de distância".

O primeiro lançamento oficial de um míssil Zircon remonta a outubro de 2020, momento em que o presidente russo, Vladimir Putin, celebrou um "grande acontecimento" para "todo país".

Pelo menos dois testes foram realizados desde então, ambos do navio "Almirante Gorshkov".

Em meio a um contexto de tensões com países ocidentais, a Rússia multiplicou, nos últimos anos, os anúncios de novas armas apresentadas como "invencíveis" por Putin.

O míssil Zircon é uma delas. Com um alcance máximo de cerca de 1.000 quilômetros, deve equipar navios e submarinos da frota russa.

A velocidade hipersônica é cinco vezes superior à do som, ou seja, igual ou maior que 5.000 km/h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação