Tecnologia

EUA, UE e Reino Unido acusam China de hackear e-mails com o Microsoft Exchange

"O ataque provavelmente permitiria a espionagem em grande escala, incluindo a aquisição de informações de identificação pessoal e propriedade intelectual", diz o comunicado de Londres.

Agência Estado
postado em 19/07/2021 12:10 / atualizado em 19/07/2021 12:12
 (crédito: Gerard Julien/AFP)
(crédito: Gerard Julien/AFP)
Os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e o Reino Unido acusaram a China nesta segunda-feira (19) de hackear e-mails no sistema Microsoft Exchange. Bruxelas e Londres criticaram Pequim por meio de comunicados e, segundo a imprensa americana, Washington fará o mesmo. "O ataque cibernético ao Microsoft Exchange Server por grupos chineses apoiados pelo Estado foi um padrão de comportamento temerário, mas familiar", afirmou o ministro de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, em nota.
O Reino Unido disse que a China pode ser responsabilizada se não parar com a "sabotagem sistemática". Segundo o governo britânico, os ataques ocorreram no início de 2021 e afetaram milhares de servidores em todo o mundo. "O ataque provavelmente permitiria a espionagem em grande escala, incluindo a aquisição de informações de identificação pessoal e propriedade intelectual", diz o comunicado de Londres.
A UE afirmou que as atividades cibernéticas "maliciosas" realizadas em território chinês afetam "significativamente" a economia, segurança, democracia e a sociedade em geral.
Segundo a imprensa dos EUA, o governo Biden disse que o Ministério da Segurança do Estado da China tem usado hackers que se envolveram em esquemas de extorsão cibernética.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.