Reino Unido

Boris Johnson anuncia obrigatoriedade de vacinação para grandes eventos

Primeiro-ministro defendeu a suspensão de todas as restrições relacionadas à crise sanitária, mesmo com o aumento dos casos e hospitalizações por covid-19 no país, diante da disseminação da variante delta, mais contagiosa

Agência Estado
postado em 19/07/2021 14:25 / atualizado em 19/07/2021 14:26
 (crédito: HANNAH MCKAY)
(crédito: HANNAH MCKAY)
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson afirmou que seu governo pretende obrigar, a partir de setembro, que cidadãos britânicos se vacinem contra a covid-19 com todas as doses necessárias para participar de ambientes com grandes aglomerações, como boates, ou de grandes eventos.
Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 19, Johnson defendeu a suspensão de todas as restrições relacionadas à crise sanitária, mesmo com o aumento dos casos e hospitalizações por covid-19 no país, diante da disseminação da variante delta, mais contagiosa. "Há um ponto em que as restrições deixam de prevenir mortes e apenas atrasam o inevitável", argumentou o premiê, adicionando que as novas infecções no Reino Unido estão dentro da margem máxima para prosseguir com a reabertura.
Ainda assim, Johnson disse não poder garantir que a retomada não se reverterá, caso as condições piorem no país. Segundo ele, é necessário ser "humilde diante da natureza", uma vez que novas mutações do vírus podem mudar a situação. Para evitar novas restrições, o premiê disse ser necessário manter o sistema de testagem e rastreio de casos de covid-19, e isolamento em casos confirmados de infecção.
De acordo com o conselheiro médico chefe do governo britânico, Patrick Vallence, 60% das pessoas que estão sendo hospitalizadas por covid-19 no Reino Unido tomaram as duas doses das vacinas contra a doença. Segundo ele, este dado não é inesperado, já que os imunizantes não possuem 100% de eficácia, ainda que ela seja "alta".
Vallance ainda atualizou os números da pandemia no Reino Unido. Segundo ele, 46.024 foram contaminadas diariamente nos últimos sete dias, em média, enquanto o número de óbitos por covid-19 ficou em 42 por dia, na mesma comparação. 46,3 milhões de britânicos tomaram uma dose das vacinas. Destes, 36,1 milhões foram inoculados pela segunda vez.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.