Chuvas fortes que há dias atingem a região central da China provocaram estragos em Zhengzhou, capital da Província de Henan.
Na terça-feira (20/7), parte do sistema de proteção da cidade contra inundações cedeu devido às tempestades, e a água inundou as estações.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram algumas pessoas com água na cintura ou próxima ao pescoço; outros retratam uma correnteza que varre as plataformas. Mais de 500 passageiros foram resgatados, conforme as autoridades locais, 12 morreram e cinco ficaram feridos.
O volume de chuvas registrado em Zhengzhou nos últimos dias equivale à média do que é observado em um ano inteiro.
A província de Henan está na grande bacia do Rio Amarelo, o segundo maior rio do país. Assim, a região é cortada por uma rede fluvial e, por isso, acaba sujeita a inundações.
O risco natural, contudo, foi exacerbado nas últimas décadas com a construção de uma série de barragens no curso da bacia, apesar dos alertas feitos por cientistas, relata o correspondente da BBC na China, Stephen McDonell.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.