Portugal

Portugal pede mais vacinas a outros países europeus

As autoridades já obtiveram uma entrega adicional de 290.000 doses da Noruega e negociam com a Itália outras 300.000 doses suplementares.

Agência France-Presse
postado em 27/07/2021 13:44 / atualizado em 27/07/2021 13:44
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Portugal pediu ao restante da Europa mais vacinas contra a covid-19, para acelerar sua campanha de imunização, anunciou nesta terça-feira (27) a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Fizemos um esforço enorme" especialmente para "recebermos mais vacinas", declarou a ministra após uma reunião de especialistas destinada a fazer um balanço da situação sanitária.

Portugal espera receber quase um milhão de doses de vacinas nas próximas três semanas, disse Henrique Gouveia e Melo, coordenador do programa nacional de vacinação.

As autoridades já obtiveram uma entrega adicional de 290.000 doses da Noruega e negociam com a Itália outras 300.000 doses suplementares.

Por outro lado, recebeu nesta terça-feira outras 200.000 da AstraZeneca compradas da Hungria e destinadas aos países africanos de língua portuguesa e ao Timor-Leste.

O governo português deseja vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos antes do início do ano letivo mas, por enquanto, aguarda a aprovação das autoridades sanitárias.

"A vacinação das crianças é essencial, sem isto haverá um pico de novos casos" no outono (boreal), alertou o epidemiologista Henrique de Barros.

O objetivo das autoridades é que 70% da população esteja totalmente vacinada até o final de agosto.

Em Portugal, que tem 10 milhões de habitantes, cerca de 4,5 milhões estão completamente vacinados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação