A Espanha vai suspender as restrições para voos procedentes de Brasil e África do Sul, mas vai impor uma quarentena anticovid-19 de dez dias para estes viajantes, a partir de 3 de agosto - informa decreto publicado no Diário Oficial deste sábado (31).
A partir da referida data, os viajantes procedentes de ambos os países que tiverem a cartela de vacinação completa, um teste negativo, ou de contágio recente, de covid-19, poderão entrar na Espanha. Ainda assim, terão de cumprir um período de autoisolamento.
Apesar de não estarem mais submetidos a restrições tão severas como há alguns meses, os dois países ainda estão classificados como "alto risco", afirma o decreto.
Brasil e África do Sul juntam-se à lista de países submetidos à quarentena desde 27 de junho e na qual também constam Argentina, Colômbia, Bolívia e Namíbia.
Desde fevereiro, a Espanha proibiu a chegada de voos do Brasil e da África do Sul, exceto para cidadãos espanhóis e de Andorra, para os residentes estrangeiros na Espanha e Andorra e os passageiros em trânsito internacional para um país fora do espaço Schengen com uma escala de menos de 24 horas (obrigados a permanecer no aeroporto).
A Espanha sofre uma nova onda de casos de covid há várias semanas (687 casos a cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo dados de sexta-feira) e várias regiões reinstauraram restrições.
Esses casos são menos graves do que os das ondas anteriores, graças ao avanço da campanha de vacinação: cerca de 57% da população está completamente vacinada e 67% recebeu pelo menos a primeira dose, segundo os últimos dados oficiais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.