Voo espacial

Boeing adia voo de teste não tripulado à estação espacial ISS

A espaçonave carregará mais de 180 quilos de suprimentos para a tripulação da ISS e voará para a Terra com quase 250 quilos de carga.

Agência France-Presse
postado em 03/08/2021 13:34 / atualizado em 03/08/2021 13:47
 (crédito: Handout / NASA/BOEING / AFP)
(crédito: Handout / NASA/BOEING / AFP)

A Boeing anunciou o cancelamento de um voo não tripulado e de sua cápsula Starliner para a Estação Espacial Internacional (ISS), adiando um teste importante que tentou pela última vez em 2019.

A espaçonave estava programada para ser lançada em um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) da Base Espacial do Cabo Canaveral, Flórida, às 13h20, horário local (14h20 no horário de Brasília).

"Confirmamos que o lançamento de hoje do #Starliner Orbital Flight Test-2 foi cancelado", tuitou a Boeing Space.

Um comunicado da NASA disse que o teste não foi cancelado pelas más condições climáticas e sim "devido a indicações inesperadas da posição das válvulas no sistema de propulsão do Starliner".

A próxima oportunidade de lançamento no horizonte é quarta-feira às 12h57 locais (13h57 no horário de Brasília), caso o problema detectado seja resolvido.

O voo de teste estava previsto para acontecer na sexta-feira passada, mas teve que ser reprogramado depois que um módulo cientifico russo inadvertidamente ligou seus propulsores ao atracar na ISS, fazendo com que ela desviasse.

Depois que a Nasa encerrou o programa do ônibus espacial em 2011, ela fechou contratos multimilionários com a Boeing e a SpaceX para fornecer a seus astronautas serviços de transporte para a estação espacial e dispensar a espaçonave russa Soyuz, da qual passaram a depender desde então.

O programa da SpaceX foi mais rápido, já tendo conduzido três missões tripuladas. Já o programa da Boeing ficou para trás.

Durante um primeiro voo de teste não tripulado, em dezembro de 2019, a cápsula Starliner passou por falhas de software que causaram problemas na forma como disparava seus propulsores.

Como resultado, o Starliner não tinha combustível suficiente para chegar à ISS e teve que retornar à Terra prematuramente. Uma investigação subsequente mostrou que esteve perto de sofrer um mau funcionamento calamitoso de voo ao reentrar na atmosfera também.

Mais tarde, a Nasa chamou a missão de "escapada por um triz de alta visibilidade", uma designação incomum reservada para quase-catástrofes.

Steve Stich, diretor do programa de tripulação comercial da Nasa, disse a repórteres na semana passada que desta vez estava confiante.

"Queremos que corra bem, esperamos que corra bem e fizemos todos os preparativos possíveis", afirmou.

"O Starliner é um ótimo veículo, mas sabemos o quão difícil é, e também é um voo de teste e eu absolutamente espero que possamos aprender".

A espaçonave carregará mais de 180 quilos de suprimentos para a tripulação da ISS e voará para a Terra com quase 250 quilos de carga, incluindo tanques de ar, para pousar no deserto dos Estados Unidos ao final de sua missão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação