Assédio sexual

Príncipe Andrew é processado por abuso sexual no caso Epstein

Os fatos ocorreram entre 2000 e 2002, quando a denunciante tinha 16 anos, por meio da extensa rede de tráfico sexual que levou Epstein a ser preso.

Victória Olímpio
postado em 10/08/2021 11:04 / atualizado em 10/08/2021 16:22
 (crédito: JOHN THYS / AFP)
(crédito: JOHN THYS / AFP)

O príncipe Andrew, da Inglaterra (terceiro filho da rainha Elisabeth), está sendo processado por abuso sexual pela americana Virginia Roberts Giuffre. Ela acusa o membro da realeza de ter abusado dela, quando menor de idade, pela rede de tráfico sexual do financista Jeffrey Epstein (bilionário, também americano, suspeito de vários abusos e que se matou na prisão, capturado por pedofilia). O processo foi aberto em Nova York, nesta segunda-feira (9/8).

De acordo com o Estadão, a mulher afirmou em comunicado: "Estou responsabilizando o príncipe Andrew pelo que fez comigo. Os poderosos e ricos não estão isentos de serem responsabilizados por suas ações. Espero que outras vítimas vejam que é possível não viver em silêncio e medo, mas recuperar a própria vida falando e exigindo justiça".

A ação busca ganhar indenizações punitivas e compensatórias, que não foram especificadas, contra o príncipe, além de acusá-lo de agressão sexual e inflição intencional de sofrimento emocional. Segundo ela, a decisão não foi tomada de maneira descuidada.

“Não tomei essa decisão levianamente. Como mãe e esposa, minha família vem em primeiro lugar. Sei que essa ação me sujeitará a mais ataques do príncipe Andrew e seus comparsas. Mas eu sabia que, se não prosseguisse com essa ação, estaria decepcionando minha família e as vítimas em todos os lugares”, explicou

Em 2019, o príncipe Andrew afirmou, a BBC Newsnight, que nunca tinha tido relações sexuais com Virgia, dizendo ainda que não se lembra de conhecê-la e que havia uma série de erros em seu relato. "Posso dizer categoricamente que isso nunca aconteceu", disse na ocasião.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação